Ética e Moral na Filosofia
Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o homem a construir um bom caráter para ser humanamente integra; a ética e a moral são muito distintas.
A moral tem um caráter pratico e imediato e a ética, pelo contrario, é uma reflexão filosófica. Ambas tem participação na corrente Helenista pois, a moral faz parte integrante da sociedade e seus indivíduos.É ela que nos influência e está presente em nossos discursos, juízos e opiniões.
Assim como a ética que é aplicável a todas, a nível mundial, ela é de caráter universalista, pertence a indivíduos, comunidades, de sociedade para sociedade.
A ética é puramente racional, sobre a moral.
O objetivo de estudo da Ética é, portanto, o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as máximas, as circunstâncias, mais também analiza as consequências dessas ações.
E o objetivo fundamental é levar as modificações na moral, com aplicação universal quando, orientando, racionalmente e do melhor modo de vida humana.
Afinal em todos os momentos precisamos da ética e moral, são elas que nos impõe coisas e nos faz repensar sobre outras.
E o que tem haver ética e moral com Correntes Helenistas?
É que nas correntes helenistas ambas foram essenciais para a criação dos conceitos, porque se não faríamos o que nos desse vontade e não teríamos objetivos a respeito de certos conceitos.
Talvez, seja pela Ética e a moral que muitos conceitos filosóficos ainda existam e sejam respeitados por mim e por você.
Salve a Ética e a Moral!